domingo, 5 de setembro de 2010

Insetos



A característica mais importante dos insetos é a uniformidade da estrutura de seu corpo que é dividido em três regiões: cabeça onde se encontram a boca, os olhos e as antenas;tórax onde há três pares de pernas que, conforme o tipo de inseto, estão adaptadas para andar, saltar, nadar ou cavar.
E o abdome que é a parte final do corpo e é constituído por 11 segmentos sem pernas. Os insetos apresentam um exoesqueleto (esqueleto externo, duro, rígido e impermeável), que os protege das agressões externas e da desidratação. A maioria dispõe também de dois pares de asas. Em alguns casos, como no dos escaravelhos, o primeiro par se converte numa caixa de proteção do segundo par, que se abre quando o inseto dispõe-se a voar.
Os insetos possuem órgãos sensoriais muito desenvolvidos, que permitem um amplo relacionamento com o meio ambiente e um comportamento social muito característico. As antenas dos insetos possuem órgãos do olfato, com os quais podem detectar os feromônios (cheiro atraente sexual) a grandes distâncias.
Alguns insetos são herbívoros, enquanto outros se alimentam de substâncias insólitas como tabaco, pele, madeira, excrementos ou cadáveres. Seu aparelho bucal está adaptado ao tipo de alimento que ingere, ou seja: triturador para sólidos, sugador para líquidos. Alguns insetos possuem um aparelho perfurador que lhes permite extrair a seiva das plantas ou atravessar a pele de certos animais para sugar-lhes o sangue.
Alguns possuem a capacidade de formar sociedades. Os insetos costumam agrupar-se em colônias, onde o trabalho é muito bem distribuído: alguns indivíduos ocupam-se das larvas, outros procuram alimento e outros cuidam da defesa da colônia. Nessas sociedades, somente poucas fêmeas estão aptas para a reprodução.
Capazes de viver em ambientes muito diversos, estão distribuídos por todo o planeta, desde as regiões árticas até as equatoriais. É o grupo mais numeroso da Terra: já se descobriu mais de 1 milhão de espécies. As abelhas, as vespas e as formigas: uma das características comuns a estes insetos é que costumam formar sociedades. Entre as formigas, somente a rainha ou reprodutora possui asas. Elas vivem em ninhos subterrâneos, nos quais se refugiam durante o inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário