domingo, 5 de setembro de 2010

Aranha Armadeira

Aranha armadeira
As espécies principais são, Phoneutria fera (Amazonas), Phoneutria rufibarbis ( Amapá, Guianas, Amazonas, Pará), Phoneutria keiserlingi ( Espírito Santo até Buenos Aires, nas baixadas fluminense e santista) e Phoneutria boliviensis (Bolívia).
Possuem um tamanho aproximado de 6 cm, corpo e pernas castanhos, possuem fileiras de manchas claras no dorso do abdômen, são agressivas, podendo pular para picar. Os acidentes ocorrem quando colocamos a mão em ambientes escuros, ou dentro de caixas, calçamos os sapatos, etc., a aranha pica ao sentir o movimento a sua frente, o que para ela é uma ameaça.
Muito encontrada em plantações de bananas, onde é chamada de banana spiders. São transportadas junto com as bananas para o exterior também, onde causam acidentes.
Seu tempo de vida atinge aproximadamente dois anos,costumam acasalar no inverno, sua ooteca é reconhecida por ter um formato de um prato, é branca, onde a mãe fica em cima cuidando. O desenvolvimento se dá entre 20 e 25 dias, a postura possui em torno de 700 ovos.
A picada provoca dor intensa que persiste durantes algumas horas e irradia-se por toda a região, ocasionando queda de pressão, prostração, tontura, vômitos, dispnéia, sudorese, aumento das secreções glandulares e espasmos.
Aplicando-se 0,2mg de seu veneno, pode matar um cão de 1Kg e 0,015mg pode matar um camundongo de 20g.

Nenhum comentário:

Postar um comentário