domingo, 5 de setembro de 2010

Aranha

Aranhas
Os aracnídeo possuem quase todas as glândulas de veneno, uns possuem um aparelho venenoso bucal, outros com um órgão especial de inoculação situado na extremidade posterior do corpo. As aranhas e os escorpiões pertencem a este grupo e têm um veneno particularmente ativo.
De cada lado da boca das aranhas encontram-se dois apêndices terminados por dois ganchos (quelíceras) no ápice dos quais sai um canal excretor duma glândula venenosa mais ou menos desenvolvida.
As aranhas tem o corpo dividido em cefalotórax, onde estão localizados quatro pares de pernas, um par de pedipalpos e um par de quelíceras (conjunto de um segmento basal largo e um terminal em forma de garra ou ferrão) e geralmente possuem oito olhos, existindo exceções a algumas espécies que possuem seis e até nenhum olho, e abdômen onde encontra-se as fiandeiras, as aberturas genitais, dos pulmões e o ânus. As aranhas são ovíparas, constroem uma ooteca (saco de ovos), a quantidade de ovos pode variar de algumas centenas até mil ovos.
Existem aproximadamente cerca de 35.000 espécies, habitam praticamente todas as regiões, sendo somente uma aquática (Argyroneta). Todas são predadoras, alimentando-se de insetos, mas algumas podem alimentar-se de animais maiores como lagartixas, rãs, peixes e até filhotes de aves.
O veneno que elas produzem mata instantaneamente todos os pequenos animais dos quais elas se alimentam. No Homem e nos grandes mamíferos a mordedura produz fenômenos dolorosos, acompanhados de inchaços e contrações musculares dolorosas, como se tratasse de tétano localizado. Existem certas espécies de aranhas cujo veneno provoca, por vezes, acidentes muito graves e mesmo mortais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário