domingo, 5 de setembro de 2010

Formigas

Formigas
Em termos de biomassa, as formigas são provavelmente, os maiores predadores que existem na terra.
Formigas são insetos sociais pertencentes à ordem Hymenoptera, superfamília Formicoidea. Sua estrutura social é complexa, compreendendo inúmeras operárias e guerreiras (formas não capazes de reprodução) e rainhas e machos alados que determinarão o aparecimento de novas colônias.
Algumas espécies são portadoras de um aguilhão abdominal ligado a glândulas de veneno. A picada pode ser muito dolorosa e pode provocar complicações tais como anafilaxia, necrose e infecção secundária.
A formiga tocandira, cabo-verde ou formiga vinte-e-quatro-horas de cor negra, capaz de atingir 3 cm de comprimento e encontrada nas Regiões Norte e Centro-Oeste. Sua picada é extremamente dolorosa. As formigas de correição, ocorrem na selva amazônica, são carnívoras e se locomovem em grande número, comendo pequenos seres vivos. Sua picada é pouco dolorosa.
As formigas-de-fogo ou lava-pés tornam-se agressivas e atacam em grande número se o formigueiro for perturbado. A ferroada é extremamente dolorosa e uma formiga é capaz de ferroar 10-12 vezes, fixando suas mandíbulas na pele e ferroando repetidamente em torno desse eixo.
As espécies mais comuns são a formiga lava-pés vermelha, originária das Regiões Centro-Oeste e Sudeste (particularmente o Pantanal Mato-Grossense) e a formiga lava-pés preta, originária do Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai.
A maior parte das formigas são carnívoras, e para obterem alimento elas têm que "apanhar" as suas presas injectando-lhes produtos das suas glândulas venenosas, por picada.
Muitas formigas são capazes de picar e inocular o seu veneno, no entanto há sub-famílias como a Formicinae, que possuem um aparelho inoculador atrofiado, e por meio de "spray" libertam os produtos das suas glândulas venenosas nas feridas feitas por abrasão com as mandíbulas.

A formiga possui substâncias de ação irritante como é o caso do ácido fórmico.
O veneno da formiga lava-pés (gênero Solenopsis) é produzido em uma glândula conectada ao ferrão e é capaz de provocar reações alérgicas em determinados indivíduos.
Imediatamente após a picada, forma-se um caroço de 0,5 a 1,0 cm no local. Acidentes múltiplos são comuns em crianças, alcoólatras e incapacitados. Pode haver infecção secundárias das lesões, causada pelo rompimento da pústula criada no local, pelo ato de coçar.
O tratamento do acidente por lava-pés deve ser feito pelo uso imediato de compressas frias locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário