domingo, 5 de setembro de 2010

Curiosidades Venenosos


Definição:
Sobre o termo peçonhentos, definiremos como sendo todo animal que possuir uma toxina (veneno) e uma estrutura específica para injetar esse veneno (dentes, ferrões, espinhos etc.), e ainda, essa toxina agirá de forma a levar à morte o ser humano, como por exemplo uma serpente. Em relação ao termo venenoso, definiremos como sendo um animal que possui veneno, mas não tem nenhuma estrutura capaz de injetar esse veneno, como por exemplo um sapo.
Entre os animais peçonhentos citamos os invertebrados como as aranhas, escorpiões, abelhas, formigas, vespas (marimbondos), lacraias (centopéias), águas-vivas, lagartas e borboletas e vertebrados representados pelas serpentes, arraias, bagres, peixe-pedra, dragão de Komôdo e o ornitorrinco.

Zootoxinas
No Reino animal existem numerosos animais produtores de venenos inclusive na classe das aves. Animais venenosos podem ser encontrados em todos os rios e mares do mundo e em todos os continentes.

O termo animal venenoso é normalmente aplicado aos animais capazes de produzir veneno numa glândula secretória ou num grupo de células e que pode libertar esses venenos no momento da picada ou mordida.

Há animais que possuem o veneno nos seus tecidos, em parte ou na totalidade do corpo. O envenenamento nestes casos é provocado por ingestão.

Ao longo desta introdução farei alusão a um pouco da história dos venenos e abordarei a importância do seu conhecimento para toda a humanidade.
Há velhíssimas alusões a veneno, em documentos Egípcios,Gregos e Romanos pré-cristãos.

O veneno é uma substância, que em contacto com o organismo, ingerida, inalada ou desenvolvida dentro do corpo causa ou pode causar transtornos ou estragos nos órgãos ou nas suas funções.
Desde os animais de organização rudimentar até aos vertebrados, inúmeras são as espécies que possuem órgãos próprios para secreção de veneno, o qual, em regra, se destina a paralisar ou matar as presas de que se alimentam.

INSETOS
Neste grupo incluem-se grande número de animais, nomeadamente: abelhas, vespas e mosquitos.
Há um grande número de insetos que produzem secreções irritantes que lhe servem de meios de defesa, mas podem ser considerados como venenos verdadeiros.

PEIXES E ANIMAIS MARINHOS
Os meios de defesa, nos peixes, são extremamente variados.
Podem afrontar os seus inimigos por descargas elétricas; alguns estão providos de verdadeiras glândulas venenosas e órgãos de inoculação por movimentos repentinos das barbatanas.

RÉPTEIS
O nome réptil vem do latim reptare, que significa "rastejar".
Os répteis constituem a primeira classe de animais vertebrados a conquistar definitivamente o meio terrestre; para isso, foi necessário que sofressem uma série de adaptações.
Os répteis põem menos ovos que os peixes e anfíbios, pois o sucesso reprodutivo é maior. Seus ovos possuem adaptações para o desenvolvimento em ambiente terrestre, as quais diminuem a mortalidade de embriões: os ovos são revestidos por uma casca dura que os protegem da desidratação, deformação e choques.
A maioria dos répteis é ovípara e esconde seus ovos no solo, areia, leito de folhas, buracos em madeira ou paredes onde o calor do ambiente ajuda a incubá-los. Ex: tartaruga-marinha, jacaré e lagartixa. Existem também os répteis ovovivíparos, estes põe ovos quando os filhotes já estão desenvolvidos em seu interior; a eclosão destes ocorre logo após a fêmea botá-los.
São animais ectotérmicos, ou seja, a temperatura interna do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente, e por isso, são mais facilmente encontrados em regiões onde a temperatura mais elevada acelera seu metabolismo. Um exemplo disso é o banho de sol de jacarés às margens dos rios.

MAMÍFEROS
Pertence a classe Mammalia (mamífero) todo animal que se alimenta de leite quando filhote, inclui também o homem.
Muitos com suas espécies ameaçadas.
No mundo existem 4.700 espécies de mamíferos, só no Brasil são encontrados 460, um número alto em comparação maioria dos países. Entretanto, esses números não são definitivos, pois são descobertos novos. Estas descobertas geralmente eles são de primatas, da ordem que englobam macacos, sagüis e micos.
No caso dos mamíferos que possuem o corpo coberto de pêlos ou pelagem, seus pêlos variam entre curtos e longos ou cerdas rijas, conseguem viver em quase toda parte do mundo e seu sangue é quente.

Isso significa que, não importa a temperatura externa, seu organismo conserva sempre uma temperatura ideal, adaptando-se ao ambiente em que vivem. Os Ursos-polares, por exemplo, vivem em um dos lugares mais frios do mundo, já os Camelos, vivem em regiões áridas e quentes. Enquanto os Golfinhos, habitam os oceanos e os Morcegos, vivem muitas vezes em cavernas escuras e podem voar.

MOLUSCOS E CRUSTÁCEOS
Os moluscos bivalves alimentam-se de plâncton, este possui toxinas que se vão acumulando no bivalve.
A contaminação humana dá-se em seqüência do consumo de moluscos e crustáceos contendo PSP - "Paralitic shellfish poison".
A PSP é uma toxina que origina um bloqueio ou obstrução de um impulso nos nervos periféricos e músculo esquelético, podendo haver uma paralisação respiratória que pode conduzir à morte, pelo bloqueio do sódio.
A PSP é produzida por algumas algas marinhas unicelulares, conhecidas como dinoflagelados, membros do filo Dinophyta.

A contaminação dos mariscos com PSP tem estado tradicionalmente associada com o aparecimento de fluorescência de algas, as chamadas marés vermelhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário